Jornal da Band

Músicas e símbolos foram cruciais para a Revolução dos Cravos em Portugal

Golpe militar que devolveu democracia ao país ocorreu há 50 anos teve a participação fundamental da rádio e população

Fernando Mattar

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Revolução dos Cravos teve símbolos marcantes
Reprodução/Jornal da band

A Revolução dos Cravos devolveu aos portugueses a liberdade há 50 anos. Muitos símbolos e músicas de 25 de abril seguem cravados na memória do país. Testemunhas e protagonistas do movimento que acabou com a ditadura em Portugal relembram como foi a revolução. 

Bárbara Bulhosa, dona da editora Tinta da China, fala de uma das figuras simbólicas da revolução. “O momento histórico e inspirador está na própria figura do Salgueiro Maia, que era quem comandava essas operações. A calma dele, ponderação, o fato dele não ter destruído o quartel do Carmo, o fato, sabe?”, diz. 

Na histórica Casa dos Bicos, o jornalista brasileiro Ricardo Viel, que mora em Portugal, fala como é fundamental conhecer a Revolução dos Cravos. Ele acaba de escrever um livro sobre o movimento das Forças Armadas em 25 de abril. “Às vezes a história de repete. Essa é cíclica, hoje a gente está em democracia, mas pode ser que amanhã a gente perca a liberdade”, comenta. 

Na Praça do Comércio, onde tudo começou, há o marco das pessoas saudando os militares, aplaudindo, gritando vitória. “É muito bonita essa parte, o momento em que a população entra na história”, diz Ricardo Viel. 

Flores foram marco da Revolução dos Cravos

Soldados colocaram cravos nas espingardas | Reprodução/Jornal da Band

Foi na Praça do Rossio que os militares foram recebidos pela população toda, inclusive por vendedoras de flores, que ofereceram para os soldados os cravos. Alexandra Espírito Santo Silva, que é florista, conta um pouco da história do símbolo. 

“As floristas não sabiam o que ia acontecer, porque poderia ser uma guerra. Então com a aflição de arrumar a flor nos baldes nas barraquinhas para irem embora, minha mãe derrubou um balde de cravos. Ela me contou que um da tropa lhe perguntou ‘Não me dá um cravo?’. Ela deu todos e então, eles botaram nas espingardas”, conta. 

Rádio foi crucial para o movimento dos militares

Músicas se tornaram símbolos da revolução | Reprodução/Jornal da Band

Na estratégia do golpe para derrubar a ditadura, a rádio foi fundamental. Ela foi o meio usado pelos militares para transmitir músicas que serviram de senhas para o início da ação. Uma delas foi “Grândola, Vila Morena", inspirada pela cidade de Alentejo, ao sul de Portugal. 

Liberdade, democracia, solidariedade. A essência da Revolução dos Cravos está na cidade, que retrata a letra de Zeca Affonso em um painel, símbolo do movimento. Sérgio Godinho, também compositor de músicas emblemáticas da revolução, fala da emoção de estar em um momento crucial para a história portuguesa. 

“Foi emocionante, de repente, estava eu e outros que organizaram-se imediatamente aqui que se chamaram de ‘Canto Livre’, sessões onde estavam vários cantores e até o Zeca Affonso, figura tutelar da música portuguesa”, afirma. 

Veja o primeiro episódio da série sobre a Revolução dos Cravos:

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.