Jornal da Band

Nancy Pelosi confirma visita à Taiwan; China faz alerta aos EUA

A China considera a ilha parte de seu território, e vê a visita como uma provocação

Por Eduardo Barão

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, confirmou que irá a Taiwan nesta terça-feira (2). A China considera a ilha parte de seu território e vê a visita como uma provocação.

Esta seria a primeira visita de um representante dos Estados Unidos a ilha desde 1997.

Em uma ligação na semana passada, o presidente Xi Jimping advertiu o presidente americano Joe Biden para não brincar com fogo.

Taiwan é uma ex-província da China, que tem tentado reconquistar o território. O governo de Pequim considera a viagem da deputada democrata uma violação da soberania chinesa e promete represálias.

Porta-vozes do ministério das relações exteriores dizem que as forças armadas do país asiático não ficarão só olhando a deputada ir à ilha.

Nesta segunda-feira (1º), em comemoração ao dia do exército, foi realizado um desfile militar, com a presença do presidente, numa demonstração do poderio bélico chinês. Xi Jimping repetiu várias vezes no discurso que as tropas chinesas precisam estar preparadas para futuras guerras.

Essa foi a primeira vez que o país comemorou o dia do exército com uma parada militar desde a fundação do partido comunista, em 1949.

Tópicos relacionados