Jornal da Band

Navio envolvido em investigação da PF vira problema no Porto de Santos

Embarcação de uma empresa europeia está há dois anos abandonado no canal que dá acesso ao porto

Por Rodrigo Hidalgo

Navio está abandonado no Porto de Santos
Navio está abandonado no Porto de Santos
Reprodução/Jornal da Band

O Porto de Santos é um dos principais pontos de embarque de cocaína para a Europa. Alvo de operações frequentes, o tráfico de drogas causa até situações inusitadas no local. Uma delas é o abandono de um navio de uma empresa europeia há dois anos no canal que dá acesso ao porto. 

A embarcação foi alvo de uma investigação por tráfico de drogas, mas depois, a polícia descobriu que um traficante estava apenas negociando o fretamento da embarcação. Apesar da empresa dona do navio ajudar nas investigações, a companhia ficou com um grande prejuízo com o sequestro da embarcação pela Justiça. 

O abandono traz o risco da embarcação ficar à deriva, como explica o advogado Erick Dionísio, que representa a empresa. Segundo ele, a perda aconteceu porque a empresa designada como fiel depositária não cuidou direito do bem, no tempo em que ficou sequestrado pela Justiça. 

“Quem deveria cuidar não cuidou. Houve o furto de componentes como parte do motor que impediu a navegação. A empresa decidiu levar o navio importante para importação e exportação de produtos para vender para sucata”, explica. 

A situação obrigou a Capitania dos Portos a agir. Uma operação feita nesta quarta-feira (20) reforçou a ‘amarração’, que garante que o navio fique atracado. Mas só depois da operação é que vai ser possível a passagem de um navio de 366 metros de comprimento, que vai partir do Brasil lotado de mercadorias para exportação. 

Tópicos relacionados