O USCGC Stone, navio da Guarda Costeira Americana está ancorado no Rio de Janeiro desde a manhã desta quarta-feira (8). A embarcação chega ao estado para combater pesca ilegal, conduzir operações antidrogas e fazer a sondagem de outras ameaças na região do Oceano Atlântico.
O navio é equipado com canhões e metralhadoras .50. O convés é projetado para operações aéreas e tem um hangar para até dois helicópteros. O navio pode combater em alto-mar. O objetivo maior é de estreitar laços com a Marinha brasileira.
Os Estados Unidos consideram a pesca ilegal a principal ameaça à segurança marítima no mundo, na frente do tráfico de drogas e da pirataria. O capitão Clinton Carlson explicou que os barcos de pesca clandestinos são identificados à longa distância, por drones, trazendo eficiência e segurança para a tripulação.
Na primeira vez que o US Stone veio ao Brasil, em 2020, a tripulação ficou confinada devido ao isolamento social. Desta vez, os marinheiros foram ao Pão de Açúcar e o capitão conheceu a culinária carioca em um restaurante de Copacabana.