Jornal da Band

Nova etapa da transposição do Rio São Francisco é concluída

Último trecho do Eixo Norte, que fica entre as cidades paraibanas de São José de Piranhas e Cajazeiras, foi entregue

Da Redação, com Jornal da Band

Nova etapa da transposição do rio São Francisco
Nova etapa da transposição do rio São Francisco
Reprodução/Jornal da Band

Mais uma parte da transposição do Rio São Francisco acaba de ser concluída. As obras, que começaram em 2007 e vão beneficiar 12 milhões de pessoas, são compostas por dois eixos de transferência de água: o Eixo Leste, com 217 km de extensão, ficou pronta há 4 anos; e agora o Eixo Norte, com 260 km, também está finalizado.

Dos mais de 9,5 milhões de domicílios brasileiros ainda sem rede de abastecimento de água, 4,8 milhões estão no Nordeste. Além disso, apenas 3% da água doce do País está na região, sendo que a maior parte dessa fatia é da bacia do São Francisco, um dos rios mais importantes da América do Sul.

O Velho Chico, como é carinhosamente chamado, nasce no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) e se estende por 2.830 km, alcançando 521 municípios brasileiros.

Agora, o último trecho do Eixo Norte, que fica entre as cidades paraibanas de São José de Piranhas e Cajazeiras, foi entregue em outubro com 8 km de extensão.

A inauguração aconteceu durante a Jornada das Águas, evento itinerante do Ministério do Desenvolvimento Regional, que ao longo de nove dias percorreu nove estados brasileiros com entregas e anúncios de uma série de obras complementares da transposição do rio, como recuperação de barragens e construção de canais.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo