Número de queimadas dispara no interior de São Paulo

90% dos focos de incêndio registrados no ano passado tiveram como causa ações humanas

Da Redação

Número de queimadas dispara no interior de São Paulo
Número de queimadas dispara no interior de São Paulo
Reprodução/Jornal da Band

Uma mistura fez aumentar os incêndios florestais no interior de São Paulo, passando dos 800 hectares que foram consumidos pelo fogo. Um aumento de 250% em relação ao ano passado. A maior parte desses incêndios é provocada por uso irregular do fogo, queima de lixo e soltura de balões.

Tempo seco, muito calor e vento - essa é a fórmula perfeita que fez disparar as ocorrências de queimadas em todo o estado. O número tem crescido a cada dia em todo o país. São 60% a mais de focos de incêndio no território nacional e surpreendentes 173% de elevação no estado de São Paulo. Ribeirão Preto é uma das cidades que tem sofrido com inúmeros registros...

As marcas do incêndio mostram que o fogo quase avançou a pista e chegou perto dos veículos e dos prédios. Esse tem sido um cenário comum em Ribeirão Preto. A cidade tem diversos pontos com fogo recorrente que tem dado trabalho para as autoridades. Só no primeiro semestre desse ano, já foram mais de 60 ações de combate a incêndios com apoio da defesa civil.

Os órgãos estão mobilizados na operação "São Paulo sem fogo". Diferentes ferramentas tecnológicas, como drones, auxiliam as equipes no monitoramento e combate às queimadas.

90% dos focos de incêndio registrados no ano passado tiveram como causa ações humanas, que poderiam ter sido evitadas. Entre janeiro e maio, foram 115 autos de infração ambiental por uso irregular de fogo no estado, mais de R$ 1,2 milhão em multas, um aumento de 44% comparado ao ano passado.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais