O número de vagas nas creches públicas em todo o país vem aumentando. Depois da pandemia, as matrículas em creches, tanto da rede pública, quanto da privada tiveram um pequeno crescimento no Brasil, de 5%. Mas hoje, só 36% das crianças de até três anos estão em uma creche. A meta do Ministério da Educação é chegar aos 50% no ano que vem.
Em Salvador, o percentual de crianças matriculadas é de 43% e está perto da meta nacional.
Nos últimos dez anos, o número de vagas públicas para educação infantil em Salvador passou de 17 mil para 60 mil. Novas escolas foram construídas, outras foram ampliadas, mas, além disso, foi necessário fazer parceria com a rede particular.
Na cidade de São Paulo, as filas de creches estão zeradas há três anos, segundo a prefeitura. Mas muitos pais não conseguem vagas perto de onde moram.
No estado de São Paulo a realidade é outra. Segundo o Tribunal de Contas, 60 mil crianças estão na fila de espera em 220 mil creches. Em todo país a situação é ainda mais grave.
De acordo com o censo escolar de 2020, cerca de 80% dos brasileiros que precisam colocar o filho em creche estão na fila.