O ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques vai analisar o mandado de segurança que pede agilidade a análise de um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. As informações são de Carolina Vilela, no Jornal da Band.
O pedido foi apresentado pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) após Moraes determinar a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) em fevereiro, após ameaças em vídeo a ministros do Supremo e apologia ao AI-5, que aumentou a repressão a opositores durante a ditadura militar.
Kajuru queria que o pedido ficasse com o ministro Luís Roberto Barroso – que determinou a abertura da CPI da Covid-19 ao Senado na última semana. Mas a relatoria foi sorteada para Nunes Marques - único ministro indicado ao Supremo pelo presidente Bolsonaro.
Mais cedo, Kajuru divulgou nesta segunda à Rádio Bandeirantes o conteúdo do restante do áudio de sua conversa com o presidente Jair Bolsonaro sobre a CPI da Covid. Na ligação, além de pedir ao parlamentar para que tente ampliar a comissão para apurar também a conduta de prefeitos e governadores durante a pandemia, o presidente fala em “ir para a porrada” com o também senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Citado, o líder da oposição disse que existem preocupações maiores no momento e afirmou que “não tem idade para briga de rua”.