Turismo de observação de baleias-jubarte é retomado no litoral

Passeio está com metade da capacidade total

Da Redação

O turismo de observação de baleias-jubarte foi retomado após ter parado durante a pandemia. Já voltaram a funcionar nos litorais de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, como em Porto Seguro e Praia do Forte. O preço do passeio gira em torno de R$ 250.

De acordo com o operador de turismo, Marcos de Paula, os passeios estão sendo feitos com protocolos de ‘menos da metade da capacidade máxima da embarcação’, obrigatoriedade de máscara e outras medidas de segurança. 

A retomada ajuda na geração de emprego e renda para as populações costeiras que trabalham diretamente com o turismo litorâneo.

A baleia-jubarte vem da Antártica em busca das águas quentes do Brasil para o período de reprodução, normalmente entre junho e novembro. Neste ano, os animais chegaram mais cedo, com as primeiras aparecendo em abril no Sul e Sudeste do país. 

As baleias se espalham do Sul até o Nordeste do país, principalmente na Bahia.

O projeto de conservação da ONG Baleia Jubarte conseguiu tirar a espécie do risco de extinção, com a quantidade estimada de baleias saltando de mil para mais de 20 mil nas últimas três décadas.

“É um sinal da recuperação da população de baleias. Muitos animais jovens explorando novas áreas e comportamentos, abrindo espaço para novas pesquisas”, comentou Sérgio Cipoloti, coordenador do projeto Baleia Jubarte. 

Estudos mostram que elas ajudam a controlar o aquecimento global por absorver carbono no corpo e ainda contribuem com a fertilização dos oceanos. 

Mais notícias

Carregar mais