Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band, criticou Nicolás Maduro por insistir no conflito contra a Guiana. O presidente da Venezuela organizou um plebiscito para saber se a população quer incorporar grande parte do território vizinho e divulgou que 95% da população aprovou essa ideia.
"A gente tá falando de um ditador que não tem limite, que foi capaz de levar o povo dele para a miséria, para a fome, para uma tragédia econômica e social. E agora ele chama um referendo pra quê? Pra ameaçar com uma guerra no continente? Esse Nicolás Maduro é um lunático que precisa ser parado", pediu Oinegue.
O jornalista entende que o presidente Lula, apesar de ser aliado de Maduro, precisa intervir para resolver essa questão.
"O Brasil tem um papel nessa história. E não é passando pano, como fez o presidente Lula, pedindo bom senso pra Venezuela e pra Guiana. Tem que pular no pescoço do Maduro. Só no do Maduro, que todo mundo sabe que é amigo do PT, mas tem que pular. Não faz sentido pedir bom senso pra Guiana, que é mais uma vítima desse aloprado", concluiu.