Oinegue critica veto de Lula que foi derrubado: "tributar a folha é um absurdo"

Âncora explicou por que a desoneração da folha é importante pra economia

Da redação

Eduardo Oinegue, âncora do Jornal da Band, celebrou a decisão do Congresso de derrubar o veto de Lula sobre a desoneração da folha. Ele explicou que é importante manter a folha desonerada.

"A derrubada do veto do presidente contra a desoneração da folha de pagamentos é uma vitória da sociedade, porque tributar a folha é um absurdo - encarece o custo de produção de quem contrata mais, encarece o custo de produção de quem paga salário mais alto, desencoraja quem quer empreender, estimula o emprego informal e promove o desemprego. Não faz o menor sentido. E fica mais esquisito quando você lembra que esse governo é do Partido dos Trabalhadores", opinou Oinegue.

O governo queria apresentar um novo projeto para compensar o veto de Lula, mas não conseguiu articulação. No Senado foram 60 votos para rejeitar o veto e 13 para manter. Na Câmara, o placar foi de 378 a 78 pela derrubada.

A desoneração da folha de pagamento foi implantada em 2011 e beneficia os 17 setores que mais empregam no país. São 9 milhões de trabalhadores com carteira assinada.

Os 17 setores são: confecção e vestuário; calçados; construção civil; call center; comunicação; empresas de construção e obras de infraestrutura; couro; fabricação de veículos e carroçarias; máquinas e equipamentos; proteína animal; têxtil; tecnologia da informação (TI); tecnologia de comunicação (TIC); projeto de circuitos integrados; transporte metroferroviário de passageiros; transporte rodoviário coletivo; e transporte rodoviário de cargas.

Mais notícias

Carregar mais