A prefeitura de Paris, na França quer colocar pessoas em situação de rua em albergues temporários fora da capital durante a Olimpíada do ano que vem. Paris 2024 está sendo chamada de Olimpíada das Olimpíadas.
A infraestrutura da capital francesa está sendo cuidadosamente replanejada para o deleite de milhares de visitantes que virão especialmente para o evento.
O governo francês planeja retirar as pessoas que dormem ruas da cidade com a construção de albergues temporários em outras cidades francesas.
Os sem-teto normalmente são encaminhados pela assistência social a hotéis de baixo custo como acomodação emergencial. Mas, com a maior procura hoteleira por conta dos grandes eventos, os donos dessas hospedagens querem alugar os quartos com preços de mercado.
De acordo com o governo francês, a capacidade hoteleira disponível para acomodar os moradores em situação de rua na capital francesa cairá entre 3 mil e 4 mil lugares.
Por isso, as autoridades parisienses querem abrir espaços de alojamento nos arredores e subúrbios para quem precisa de abrigo de emergência.
As associações que cuidam dos sem teto na França concordam que a medida é positiva - uma vez que deve tirar pessoas das ruas.
A preocupação seria não cuidar delas como se as tivessem escondendo dos turistas e resolver a questão da moradia a longo prazo, não apenas temporariamente.