
O Papa Francisco foi internado em um hospital em Roma para tratar da bronquite. Nos últimos dez dias, o pontífice interrompeu discursos e homílias, alegando falta de ar, em pelo menos três ocasiões. Em todas, pediu desculpas, passou o texto para um ajudante, e disse aos fiéis que estava com uma gripe forte.
Um exame confirmou a bronquite em Francisco, de 88 anos, na semana passada. Mesmo assim, o líder católico manteve os compromissos públicos e privados no Vaticano. Mas o semblante pálido e abatido chamava atenção.
Segundo o Vaticano, o Papa foi levado para um hospital em Roma, onde passou por novos exames e continuará o tratamento. Francisco está com uma leve febre, e não há previsão de alta.
O Papa realizou quatro audiências privativas antes de ser internado nesta sexta (14). Por conta da bronquite, os compromissos da agenda de Francisco, nos próximos três dias, foram cancelados, incluindo um encontro com artistas, que seria realizado na próxima segunda-feira.
Além da idade, outro fator aumenta a preocupação dos médicos que acompanham o Papa. Quando tinha 21 anos, Francisco teve a parte superior do pulmão direito removida depois de uma grave infecção pulmonar. Ele se recuperou e seguiu a vida normalmente.
Desde que assumiu o comando da Igreja Católica, em 2013, o Papa enfrenta recorrentes problemas de saúde. Além das crises de bronquite, ele sofre de dores crônicas nos joelhos e quadril, que o forçaram a se locomover em uma cadeira de rodas.
Em 2021, o Papa foi submetido a uma cirurgia para retirar parte do intestino grosso. Em 2023, outra operação: para corrigir uma hérnia abdominal.