Parlamentares ligados aos setores de comércio e serviços garantem que já tem maioria para derrubar o veto do governo à desoneração da folha de pagamento das empresas.
Máquinas a todo vapor para o Natal, período de vendas mais movimentado do ano. Mas os 17 setores que mais empregam no país continuam em dúvida e não sabem se vão contratar mão de obra temporária nem se terão que demitir no ano que vem.
Como o presidente Lula vetou totalmente o projeto que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamentos, o planejamento dos empresários foi afetado. O regime atual deixa de valer no dia 31 de dezembro. No setor de transporte, a preocupação é que a população pague a conta com aumento nas passagens.
Atualmente, os setores atingidos pela medida empregam mais de 9 milhões de trabalhadores com carteira assinada.
Nesta terça-feira (28), o Congresso subiu o tom. Frentes parlamentares que reúnem mais de 400 dos 513 deputados divulgaram um manifesto cobrando votação imediata e derrubada do veto.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse aos parlamentares que vai colocar o veto em votação até a semana que vem.