Cactos gigantes que chegam a viver 300 anos. Um jardim natural como esse só poderia crescer num lugar, o deserto. E foi para lá que a equipe de reportagem do Jornal da Band viajou para mostrar mais sobre as belezas e curiosidades da Argentina na nossa série especial.
Nessa aventura, a equipe passou por Molinos, cidade localizada na província de Saltos que faz parte da chamada Trilha Inca. Um casarão do século XVIII, hoje hotel, já foi a residência oficial dos governadores da saltenhos.
Atualmente, em Molinos, Vale Calchaqui, vivem 2 mil pessoas. A parada na cidade ocorreu, principalmente, por causa da plantação de pimentão, num processo que demora cerca de um ano entre o plantio e a colheita. O resultado de tudo isso é um delicioso condimento.
O segredo das empanadas é o pimentão do Vale Calchaqui. É um pimentão muito rico, doce, saboroso (Juan, motorista da equipe)
Nosso trajeto seguiu pela Rota 33 e atravessa a incrível Costa do Bispo. No ponto mais alto, fica a Pedra do Molino, quase 3,5 mil metros acima do nível do mar.
Me sinto muito em paz com esse silêncio. Essas belezas naturais são impagáveis. O norte da argentina tem uma característica única, que é o povo (Luis Sfeir, turista de Buenos Aires)
Cactos de 4 a 10 metros de altura
Seguimos pela estrada rumo ao Parque Nacional de los Cordones, onde estão os cactos gigantes com mais de 300 anos, com 65 hectares. A vegetação desértica domina a paisagem. Apesar de tudo parecer muito árido, o subsolo é rico em água.
“O que importa é aquilo que não se vê. O que está no subsolo. Os cactos são testemunhas da presença e da concentração de água que temos nos lençóis freáticos, que descem desde as montanhas que temos ao redor”, explicou o guia turístico Martin Delgado.
Alguns cactos vistos pela reportagem mediam cerca de 4 metros, mas tem quem diga que, em alguns lugares, a planta chegue a 10 metros.
No verão, um período úmido, os cactos bebem muita água. Com isso, eles incham para aproveitarem, depois, as reservas no inverno. Nessa região, chove apenas 150 milimetros por ano. É muito pouco.
Quem mora aqui chama esse a vegetação de “exército de cactos”, preservado pelos nativos e admirado pelos turistas.
Mais reportagens
Desde a semana passada, o Jornal da Band mostra as belezas e curiosidades do norte da Argentina, região marcada pela tradição dos povos originários, gastronomia e forte turismo. Abaixo, veja outras reportagens da série!