Jornal da Band

PF investiga importação e maus-tratos a 18 girafas trazidas ao Brasil

Os animais estavam sendo importados para o BioParque do Rio de Janeiro. Mas no período de quarentena três acabaram morrendo em uma tentativa de fuga.

Por Marcus Sadok

A Polícia Federal está investigando o maior caso de tráfico de animais do Brasil: 18 girafas trazidas da África do Sul para cá.

Os animais estavam sendo importados para o BioParque do Rio de Janeiro. Mas no período que ficaram de quarentena em um resort de luxo na Costa Verde fluminense, três acabaram morrendo em uma tentativa de fuga.

Coágulos associados à ‘miopatia de captura’, ou seja, sofrimento dos animais, foram encontrados, de acordo com a Polícia Federal.

As 15 girafas que sobreviveram têm ferimentos ao redor dos olhos, pernas e torsos e enfrentam condições que põem em risco suas vidas. Os animais estão em um lugar de pouca luz, alta umidade, mobilidade limitada e cercados de excrementos.

O relatório final da PF aponta que provavelmente esse é o maior caso de tráfico de animais do Brasil e que os vendedores e importadores são investigados por traficar leões, golfinhos e macacos.

Em nota, o BioParque do Rio negou maus-tratos com os animais./Afirmou que, ao contrário do que a Polícia Federal concluiu, não há hipótese de qualquer ilegalidade na importação dos bichos.

Tópicos relacionados