Jornal da Band

Piloto de drone é uma das carreiras mais promissoras para 2022

Profissionais conseguem trabalhar em diferentes áreas, como no mercado audiovisual, na agricultura e na construção civil

Da Redação, com Jornal da Band

Uma profissão tem crescido no Brasil e promete ganhar ainda mais espaço: piloto de drone pode ser considerada uma “profissão do futuro”. É uma das carreiras mais promissoras para 2022, segundo levantamento de uma das principais empresas de recrutamento do mundo

Há sete anos, Anderson Nascimento tira seu sustento da operação de drones. Ele ainda consegue investir em cursos e novas tecnologias. Com um óculos especial, o piloto tem o ponto de vista da câmera do equipamento e pode fazer manobras mais precisas.

“Hoje eu posso dizer que sou feliz, que eu vivo do drone, é uma profissão que eu amo, tenho prazer de fazer isso”, diz Anderson.

O mercado audiovisual oferece a maior parte das oportunidades de trabalho para o piloto de drone, que pode trabalhar na publicidade, em eventos, na produção de filmes, séries e programas de tv 

A agricultura também está abrindo vagas para esses profissionais, que ajudam a monitorar à distância lavouras e rebanhos. Outro setor que já usa drones é a construção civil. E no futuro pode ser a vez das entregas.

Os profissionais também são requisitados para shows de luzes, como um evento que projetou uma catedral na Rússia recentemente.

O número de pilotos de drone no Brasil dobrou em quatro anos - hoje são mais de 71 mil. O equipamento precisa ser cadastrado em três órgãos reguladores e cada voo precisa de autorização prévia da Agência Nacional de Aviação Civil.

Tópicos relacionados