Jornal da Band

Pix agendado: Banco Central diz que alerta sobre golpe é falso

Notícia falsa no WhatsApp diz que vítima teria sido notificada sobre o recebimento de uma transação

Da Redação, com Jornal da Band

Está circulando nas redes sociais uma alerta sobre um suposto golpe do Pix agendado. O Banco Central disse que informação não passa de um boato, mas alerta para alguns cuidados.

Tecnologias avançam e facilitam cada vez mais as transações financeiras. Mas, na cola dessas inovações, estão golpistas que fazem vítimas, principalmente pelo celular.

Esta semana surgiu um alerta sobre um suposto golpe do "Pix agendado": a mensagem diz que a suposta vítima teria sido notificada sobre o recebimento de uma transação de R$ 250, mas que o valor estaria apenas agendado. 

Pelo WhatsApp, a pessoa que supostamente enviou o dinheiro diz que fez um Pix errado e pede para devolver a quantia com urgência. A mensagem diz que a pessoa percebeu o golpe justamente porque o Pix estava apenas agendado e o valor não tinha caído na conta.

Em nota, o Banco Central nega a existência do golpe e diz que tudo não passa de um boato. O Pix agendado aparece no sistema do banco pagador, mas não é visível para quem vai receber a transação. Por isso, o BC diz que esse tipo de artifício não pode ser utilizado.

Mesmo assim, fica o alerta para a possibilidade de outros golpes por este meio de pagamento. De qualquer forma, a orientação é sempre checar as informações com o seu banco.

“Evitar abrir sites desconhecidos, não abrir mensagens duvidosas, suspeitar de ofertas e vantagens mirabolantes”, alerta o advogado Alneir Maia.

Tópicos relacionados