O produto criminoso estava em 15 caminhões prontos para distribuir a mercadoria. Um total de 11 toneladas de camisas falsificadas de times de Espanha e de seleções europeias.
Boa parte deveria ser vendida de forma ilegal durante a final da liga dos campeões que acontece amanhã em Londres - entre Real Madrid e Borussia Dortmund.
No carregamento havia outras mercadorias falsificadas como relógios, bolsas e eletrônicos. As vendas de camisas oficiais são um grande negócio pra empresas, clubes e federações.
A preocupação com a pirataria é tanta que a Alemanha passou a multar em cerca de 25 mil reais torcedores pegos usando camisas falsas.
No Brasil, as operações de combate à pirataria de artigos esportivos pela polícia e receita federal também são frequentes. A estimativa é que a falsificação de camisetas de clubes de futebol gere um prejuízo de cinco bilhões de reais por ano só aqui no brasil.
A maior parte é produzida na Ásia e cerca de 30% são confeccionadas em fábricas clandestinas. Muitas funcionam no estado de São Paulo.