Jornal da Band

Polícia faz operação contra empresa de criptomoedas que enganou 4 mil pessoas

Investigação aponta que a MSK Operações e Investimentos causou um prejuízo de R$ 700 milhões

Marcio Campos

A polícia de São Paulo deflagrou uma operação contra a MSK Operações e Investimentos, empresa de consultoria de criptomoedas, que teria enganado quase quatro mil pessoas e gerado um prejuízo de R$ 700 milhões.

Os agentes estiveram em 19 endereços em São Paulo, Osasco, Itapevi, Cotia, Barueri e Sorocaba. De acordo com a investigação, a empresa teria aplicado o golpe da pirâmide.

Nesse tipo de crime, as vítimas são atraídas por promessas fraudulentas de ganhos fáceis ao indicar mais pessoas. Esses novos clientes investem uma quantia com a expectativa de ter um valor maior de volta.

Mas o esquema não se sustenta porque cada investidor precisa conseguir mais novos membros para o negócio e se todos decidirem sacar o dinheiro ao mesmo tempo, a pirâmide desaba.

Em janeiro, a MSK se comprometeu junto ao Procon a ressarcir as vítimas com os valores integrais investidos. Nenhum pagamento foi feito. No mês de abril, a empresa abriu recuperação judicial, mas afirmou que não consegue cumprir o compromisso por causa dos processos que bloqueiam seu patrimônio.

Tópicos relacionados