Jornal da Band

Polícia Militar recebeu 17 milhões de ligações em 2021 no estado de SP

Chamadas nem sempre são de emergência, mas Copom tem orientação para atender até ocorrências que parecem trotes

Márcio Campos, do Jornal da Band

Um levantamento feito em São Paulo mostra que, de cada cinco ligações feitas para o 190, que é o número de emergência da Polícia Militar, uma não envolve ocorrência policial. 

Entre janeiro e novembro de 2021, 17 milhões de ligações foram atendidas pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo) em todo o estado – cerca de 45 mil por dia.

Muitas vezes, o que parece um trote é um pedido de socorro. Como casos em que vítimas de agressões ligando pedindo pizzas e informando o endereço. Quem atende está preparado para essas situações.

“Seja para falar que vai pedir uma pizza, ela consegue transmitir para nós que ela está precisando de ajuda”, explica o major Carlos Marques, chefe da divisão operacional do Copom.

A maioria desses chamados – 83% do total – se refere mesmo a ocorrências ligadas à Polícia Militar. O 190 é o número de emergência mais conhecido da população.

Em contrapartida, muita gente também recorre a ele para resolver problemas que não têm nada a ver com o trabalho da PM, como animais em casa ou perda de chaves.

Se você tem uma emergência (de verdade), ligue 190. Se tem alguém passando mal, o número é 192, do Samu. Se há um acidente com vítima, o número é o dos bombeiros, 193. Se quer fazer uma denúncia que não é urgente, ligue 181.

Tópicos relacionados