Donald Trump e Kamala Harris ficarão frente a frente nesta terça-feira (10) no primeiro e até aqui, único debate confirmado entre os concorrentes à Casa Branca. Empatados na corrida presidencial, o debate é a chance de desempatar as intenções de voto entre os eleitores norte-americanos.
Uma pesquisa do jornal The New York Times revelou que no cenário nacional o ex-presidente está um ponto a frente, mas na margem de erro, com 48% a 47%. Já nos chamados estados pêndulos, que são os decisivos na eleição, o cenário se repete.
Kamala vence por pouco no Michigan 49% a 47%, Pensilvânia 49% a 48% e Wisconsin 50% a 47%. Enquanto na Geórgia, Arizona, Carolina do Norte e Nevada, os números estão exatamente iguais, 48% a 48%.
Na disputa tão acirrada, qualquer deslize durante os 90 minutos de debate pode ser decisivo. Apenas os moderadores farão perguntas e os candidatos só terão à disposição um bloco de notas, caneta e água.
Uma das regras estipula que os microfones ficarão desligados quando um dos candidatos estiver falando. Trump tem mais experiência nesses encontros, já Kamala tentará se tornar mais conhecida em boa parte do país.
Donald Trump e Kamala Harris
REUTERS/Eduardo Munoz, Nathan Howard/File Photo