Jornal da Band

Procura pela vacinação contra a poliomielite vem caindo nos últimos anos

A polio já tinha sido erradicada no Brasil

Por Juliano Dip

A poliomielite foi erradicada em 1989, mas volta a preocupar os brasileiros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 10 países com mais crianças com atraso na vacinação da Poliomielite. 

A equipe do Jornal da Band esteve durante a manhã desta segunda-feira (15) em um posto de saúde em São Paulo e apenas quatro crianças compareceram para receber a dose.

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um alerta, pedindo aos pais que levem as crianças aos postos para serem vacinadas: "Não queremos a pólio de volta no Brasil e para tanto temos que vacinar as nossas crianças" disse.

Em todo o mundo, após dois anos de pandemia, foi registrada a maior queda contínua nas vacinações infantis dos últimos 30 anos, segundo a OMS. No caso da pólio no Brasil, a procura pelo imunizante, que em 2012 era de 96%, hoje não chega aos 70% da população.

Os sintomas mais comuns da Pólio são dores no corpo, febre e diarreia. Em casos mais graves, o vírus pode atingir o sistema nervoso e causar paralisia nas pernas ou braços. 

A vacinação é a única forma de evitar a doença. O Ministério da Saúde divulgou uma campanha de conscientização. Pretende vacinar quinze milhões de crianças com menos de 5 anos até nove de setembro.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados