Jornal da Band

Quadrilhas usam rotas pelo mar no contrabando de cigarros para o Brasil

Desde janeiro de 2021, a Polícia Federal apreendeu mais de 21 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados em todo o país

Por Ramon Ferraz

Criminosos começaram a explorar um caminho alternativo para fazer o contrabando de cigarros para o Brasil. Das rodovias, eles passaram a utilizar caminhos alternativos pelo mar, usando a costa do Nordeste.

Desde janeiro de 2021, a Polícia Federal apreendeu mais de 21 milhões de pacotes de cigarros contrabandeados em todo o país.

Na maioria das apreensões, os cigarros ilegais vêm do Paraguai e chegam no território brasileiro pelas rodovias escondidos em caminhões.

Mas os criminosos adotaram uma rota alternativa pelo mar. Investigações apontam que a carga sai do Suriname em direção do Nordeste e Sudeste do Brasil, tornando a fiscalização ainda mais difícil.

Na última terça-feira (15), cerca de 90 toneladas de cigarros foram apreendidas e quase 300 quilômetros da costa de Salvador, na Bahia.

A mercadoria estava em um navio pesqueiro. Oito tripulantes foram presos. Eles disseram à polícia que são pescadores do Pará e receberiam até R$ 4 mil pelo transporte da carga.

Tópicos relacionados