Metade (48%) dos brasileiros já esqueceu a senha de um aplicativo ou site apenas cinco minutos após registrá-la. É o que aponta um estudo do banco C6 Bank e da empresa Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), que entrevistou 2 mil pessoas das classes A, B e C com acesso à internet.
Segundo a pesquisa, a falta de memória explica o motivo pelo qual 33% dos brasileiros ouvidos afirmaram que preferem usar códigos fáceis de decorar, mesmo que eles não sejam seguros.
Além disso, 10% dos entrevistados admitiram que utilizaram a palavra "senha" na hora de salvar uma em um aplicativo ou site.
A pesquisa também mostrou que 15% dos entrevistados já tiveram a conta de e-mail invadida e 21%, uma conta de rede social.
O levantamento ainda apontou que 34% das pessoas já usaram uma rede pública de wi-fi para acessar a conta do banco ou fazer compras online. Segundo especialistas, essas redes são mais fáceis de serem interceptadas por fraudadores.
Além de senhas seguras, especialistas recomendam usar a conexão 3G, 4G ou 5G do celular para acessar aplicativos financeiros e manter o sistema operacional do smartphone atualizado.