A queda de encostas no Paraná provocou muita destruição e bloqueios em rodovias, entre elas, a que dá acesso ao Porto de Paranaguá, um dos maiores do país.
O deslizamento aconteceu por volta das 19h desta segunda-feira ( 29) no quilômetro 669 da BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, perto da cidade de Guaratuba.
Seis carretas e pelo menos 10 carros foram levados por uma avalanche de terra. Muitos caíram na ribanceira. Um caminhão ficou pendurado no penhasco.
Uma hora antes do desastre acontecer, motoristas tinham registrado a lama tomando conta da rodovia.
O prefeito de Guaratuba estava em um veículo que foi levado pela lama. Ele conseguiu escapar pela janela do carro.
A chuva forte atinge a região da serra do mar desde sábado. Já foram cerca de 150 mm, volume previsto para o mês inteiro.
Cerca de 50 bombeiros atuam no resgate das vítimas, com a ajuda de cães farejadores. Além do transtorno para o trânsito, pode haver ainda prejuízo para a economia: o acesso ao Porto de Paranaguá, um dos maiores do país, está totalmente bloqueado, como conta o repórter João Marcelo.
Os bloqueios foram feitos nas praças de pedágio de São José dos Pinhais, aqui no Paraná, e de Garuva, em Santa Catarina. Muitos Caminhoneiros que seguiam viagem pela BR 376 não tiveram outra alternativa a não ser voltar e esperar.
O governo do estado criou uma força Tarefa para o trabalho de resgate e a investigação de por que não houve medidas preventivas.