Relator da nova regra fiscal encontra políticos de oposição

Cláudio Cajado se encontrou com políticos da oposição para ouvir sugestões. Ele fala em apresentar o texto na quinta-feira (11).

Por Túlio Amâncio

O relator da nova regra fiscal, o deputado Cláudio Cajado, se encontrou com políticos da oposição para ouvir sugestões. Ele fala em apresentar o texto na quinta-feira (11). 

O novo regime fiscal é apontado como a melhor forma de controlar a dívida pública e com isso levar a queda do juros para alavancar a economia que anda carente de crédito mais barato. 

O relator da proposta se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o parlamentares da frente da agropecuária. Depois almoçou com o deputados ligados ao empreendedorismo.

Ele acredita que a taxa Selic pode cair de 13,75% para menos de 10% logo que o projeto for aprovado.

"Nós precisamos dos votos de todos os parlamentares para provar desse projeto que é o mais importante projeto que a Câmara dos Deputados votará nesse ano. Então a gente tem que ter um ponto de equilíbrio que não seja tanto tá um extremo quanto para o outro. 

Cajado, que é do partido de Arthur Lira, tem ouvido conselhos nos bastidores de que é melhor que ele conduza as articulações sem ter o governo à frente. É que os governistas não tem os votos suficientes para aprovar a proposta. Então relator teria mais trânsito para fazer o projeto avançar.

Em um evento em Nova Iorque, o presidente da Câmara Arthur Lira defende um debate técnico sobre a nova regra fiscal.

"Esse tema ele tem que necessariamente ficar fora de qualquer discussão política, ele tem que ser tratado tecnicamente como um rumo, mas com a diretriz e para onde vão os temas de responsabilidade tanto fiscal quanto social do país. Então é importante que ele consiga ser um texto que tenha perto da unanimidade dos votos da casa", disse Arthur Lira.

O governo, espera a nova regra fiscal aprovada. Nas duas casas câmara e Senado até o fim de Junho expectativa considerada bastante otimista.

Mais notícias

Carregar mais