Revista dos EUA diz que Musk manda no governo Trump e presidente ironiza: “Time ainda existe?”

Imagem do bilionário sentado na cadeira presidencial estampou a capa da revista Time dessa semana

Eduardo Barão

Uma montagem de Elon Musk, o homem mais rico do mundo, sentado na cadeira do presidente dos Estados Unidos no salão oval da Casa Branca estampa a capa da revista Time dessa semana. Questionado sobre a imagem nesta sexta-feira (7), Trump ironizou: “Time ainda existe?!”

Segundo a revista, é Elon Musk quem manda no governo Trump e ele quem lidera uma guerra em Washington: o corte de gastos do governo. Perguntado sobre a capa da Time, Trump brincou: “A revista Time ainda existe? Não sabia. Elon está fazendo um bom trabalho”, disse o presidente. 

O fim de órgãos estatais e a saída de funcionários de carreira promovidos por Musk podem resultar numa piora do serviço à população. O que faria com que a lua de mel de Trump com o bilionário ficasse em xeque.

Duas medidas de Trump também causam reação mundial. Um grupo de 79 países, incluindo o Brasil, assinou, nesta sexta (7), uma carta criticando as sanções de Trump contra o Tribunal Penal Internacional. 

O Tribunal tem investigado figuras importantes do governo americano e também aliados importantes como o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu - alvo de um mandado de prisão da corte.

Outra medida que afeta o mundo inteiro é o fechamento da maior agência internacional dos Estados Unidos, a USAID, que financia programas humanitários. Dos 10 mil funcionários só 600 serão mantidos. Elon Musk chamou a agência de “criminosa”.

Uma associação de servidores americanos entrou na justiça para tentar evitar o fechamento.

Trump voltou a ser perguntado sobre o plano de tomar o controle de Gaza e disse: “não temos pressa para fazer nada”. O presidente insistiu que não haverá tropas americanas na região. Segundo ele, os Estados Unidos encaram isso como uma transação imobiliária, um investimento. Israel é quem cuidaria da segurança.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais