Jornal da Band

Bairro Saúde: Rio de Janeiro tem um dos lugares mais descolados do mundo

Ranking da revista americana "Time Out" diz que as ruas e vielas da região são uma trégua no ritmo frenético do centro

Laila Hallack, do Jornal da Band

Um lugar onde o amanhã aponta para um futuro moderno e tecnológico e o passado ainda se faz presente, com tradições e marcas que não se apagam. No encontro entre o Rio de Janeiro que resiste às transformações do tempo e a cidade que se reinventa, bem na região central, está o bairro Saúde.

Este é o único brasileiro na lista dos 49 mais descolados do mundo. Onde é possível, num só lugar, vivenciar experiências que definem a cidade maravilhosa. O ranking da revista americana Time Out diz que as ruas e vielas são uma trégua no ritmo frenético do centro. 

Ritmo que pulsa na batida de diferentes instrumentos. Tombada como patrimônio histórico e religioso, a pedra do sal é palco de rodas de samba tradicionais. Música que canta a memória, as raízes e as bandeiras de um povo. 

A região, chamada de Pequena África, foi ponto de venda de negros escravizados, que chegavam pelo Cais do Valongo. O bairro, endereço de tantos museus, é um retrato da história do Brasil. Também ali, o Largo de São Francisco da Prainha, considerado o point da gastronomia e boemia carioca, talvez defina o que a revista define como descolado.