Jornal da Band

Sete capitais suspendem 1ª dose de vacinação contra covid-19 por falta de doses

Após exoneração da coordenadora do PNI Francieli Fantinato, logística de distribuição ficou conturbada

Júlia Kallembach, do Jornal da Band

Sete capitais suspenderam a aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19: Rio de Janeiro, Salvador, João Pessoa, Maceió, Florianópolis, Belém e Campo Grande paralisaram parte da campanha alegando atraso na entrega de novos lotes pelo Ministério da Saúde.

Pelo menos 20 mil pessoas deixaram de se vacinar na capital fluminense nesse sábado, segundo a Secretaria Municipal De Saúde.

A entrega das novas doses por parte do Ministério da Saúde estava prevista até a última sexta (23), mas ela não foi realizada. O secretário da cidade criticou o ministério.

“Nossa previsão é que o ministério entregue as vacinas em 24, 48 horas no máximo do momento que recebeu. Infelizmente, já tem alguns dias que o ministério não informa pauta de distribuição. Por isso, não tem como prever. Agora, os fabricantes, os produtores todos entregaram as vacinas nas datas que estavam previstas em contrato”, explicou Daniel Soranz, referindo-se à remessa da Fiocruz sobre a fabricação da AstraZeneca ao governo federal.

Neste sábado (24), a secretaria distribuiu 197 mil doses da vacina AstraZeneca, mas esses imunizantes são destinados para a segunda dose. A aplicação da primeira deve ser retomada só na próxima segunda (26).

A equipe de jornalismo da Band apurou que, após a exoneração da coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) Francieli Fantinato, investigada pela CPI da Covid, a logística de distribuição ficou conturbada.

A Secretaria Municipal de Saúde contava com a chegada das remessas para continuar o calendário e vacinar todas as pessoas de 35 anos ou mais neste sábado. A vacinação com a segunda dose está mantida.

Tópicos relacionados