Jornal da Band

Rússia faz acordo com Ucrânia e abre corretor marítimo para exportação de grãos

Com o acordo, milhões de toneladas de grãos que estão retidos em portos da Ucrânia poderão finalmente ser exportados

Por Sonia Blota

Rússia faz acordo com Ucrânia e abre corretor marítimo para exportação de grãos
Rússia faz acordo com Ucrânia e abre corretor marítimo para exportação de grãos
Reprodução

A Rússia e a Ucrânia assinaram, nesta sexta-feira (22), na cidade de Istambul, na Turquia, um acordo para a exportação de grãos pelo Mar Negro, que fica na fronteira ao sul entre os dois países.

Com o acordo, milhões de toneladas de grãos que estão retidos em portos da Ucrânia poderão finalmente ser exportados. 

A reunião contou com a presença do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, e do presidente turco Taypp Erdogan.

Rússia e Ucrânia concordaram em estabelecer corredores seguros de passagem de navios para que os alimentos cheguem a seus destinos. O acordo permitirá a exportação de cinco milhões de toneladas de grãos por mês de três portos ucranianos.

O governo russo quer que os navios sejam inspecionados na Turquia para que armas não sejam transportadas entre a Ucrânia e países da Otan – Aliança Militar do Ocidente, liderada pelos Estados Unidos.

O documento assinado nesta sexta-feira é valido por 120 dias e pode ser prorrogado pelo mesmo período.

O bloqueio naval foi imposto pelos russos desde o início da guerra, em fevereiro. A Ucrânia é o quarto maior exportador mundial de grãos, como trigo, milho, soja e semente de girassol.

Antes da guerra, o fornecimento de trigo da Rússia e da Ucrânia representava quase 30% do comércio global.

De acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas, o bloqueio marítimo contribuiu para aumentar os preços dos alimentos no mundo todo, ameaçando a segurança alimentar entre milhões de pessoas, especialmente nos países pobres.

Tópicos relacionados