A Rússia está participando de um ‘jogo de xadrez’ perigoso em meio à guerra na Ucrânia. O país chefiado por Vladimir Putin anunciou que irá posicionar armas nucleares na vizinha Belarus, após Suécia, Finlândia, Noruega e Dinamarca decidirem unificar forças aéreas.
Diante da ameaça russa, os quatro países decidiram criar a própria aliança. A nova defesa aérea passa a ter o mesmo tamanho do Reino Unido e da França. Além da movimentação contra os países nórdicos, a Rússia fez testes de mísseis militares que caíram no mar do Japão.
O exercício ocorreu após a visita do premiê japonês, Fumio Kishida a Kiev, na semana passada. No campo de batalha, Ucrânia e Rússia tentam se reforçar para uma escalada no conflito do leste do território ucraniano. O exército de Zelensky comemora a chegada de armamentos e tanques britânicos.
Enquanto isso, os russos tentam contratar novos mercenários para reforçar as tropas. O grupo Wagner, maior empresa de paramilitares do país, espalhou outdoors para recrutar novos combatentes. O salário? R$ 16 mil por mês, incluindo plano de saúde e seguro de vida e não é preciso ter experiência militar.