Jornal da Band

Saiba como reduzir a conta de luz

Pequenas mudanças no comportamento ajudam a economizar dinheiro

Sônia Blota

Um prédio de 18 andares no centro de São Paulo. Milene Godoy, enfermeira, mora há três anos no edifício e aprendeu a economizar energia elétrica com mudanças que aconteceram no próprio condomínio, que decidiu trocar as lâmpadas por LED e sensor de presença em todos os andares, para manter as luzes apagadas. 

E as máquinas de lavar só funcionam com agendamento por aplicativo. Com essas medidas, o consumo de energia foi reduzido em 35% e os moradores já sentiram essa melhora no bolso. São pequenas ações que fazem toda a diferença. 

“Ao logo do dia deixa a iluminação natural entrar. No final do dia, à noite, faz o contrário. Fecha a casa para conservar a temperatura. Vai passar roupa? Começa com algumas roupas mais pesadas e deixa as mais levas para o final, porque você consegue passar com ferro fora da tomada. Junta o maior número possível de roupas. São atitudes como essas que podem reduzir o consumo entre 30% e 40%”, recomenda Wagner Carvalho, especialista em eficiência energética. 

 “O fator principal de toda economia é a disciplina. Nós fizemos a automação dos elevadores para que não funcionem todos ao mesmo tempo fora do horário de pico. Quando chega a noite que já tem um movimento menor”, conta o síndico João Xavier, que cuida de um condomínio comercial. “Nós fizemos a readequação de todas as lâmpadas da garagem mantendo a mesma qualidade de iluminação”, completa.