São Paulo sedia a maior exposição de artistas negros do país

Foram três anos de pesquisas para construir a exposição “Dos Brasis: arte e pensamento negro” com peças vindas de todos os estados

Da redação

Começou, nesta quarta-feira (2), em São Paulo, a maior exposição de trabalhos de 240 artistas negras e negros do país. A partir do ano que vem, a mostra vai rodar o Brasil. Chamada “Dos Brasis - Arte e pensamento negro”, o evento reúne mais de 300 obras.

Da arte erudita à expressão modernista, a feira expõe esculturas, pinturas, fotografias, etc. Em algumas obras, as referências são diretas. Outras exigem um olhar mais atento do visitante, como o autorretrato em que o artista mostra o apagamento da cor preta ao longo da história.

Foram três anos de pesquisas para construir a exposição com peças vindas de todos os estados. Cada uma delas marca a presença dos artistas negros na arte do país, coisa dos tantos brasis que constroem uma identidade genuinamente brasileira.

“A exposição não é sobre ausências. É sobre presença, protagonismo. Impossível falar da arte, no Brasil, sem falar da produção feita por 53% da população (curador do evento)

A mostra ocupa o Sesc Belenzinho, em São Paulo. A partir do ano que vem, viajará por unidades do Sesc de todo Brasil pelos próximos 10 anos.

Mais notícias

Carregar mais