Jornal da Band

Sede do primeiro governo do Brasil vai se tornar hotel de luxo em Salvador

Palácio Rio Branco, no centro histórico da cidade, será concedido à iniciativa privada por 35 anos

Por Ramon Ferraz

A sede do primeiro governo do Brasil vai se tornar um hotel de luxo em Salvador. Um patrimônio da história, o palácio Rio Branco, no centro histórico da cidade, foi a sede do primeiro governo brasileiro. 

Atualmente, é a sede da Secretaria Estadual de Cultura. Por enquanto, porque o espaço vai se tornar o primeiro hotel seis estrelas da capital baiana. Para isso, o palácio será cedido para a iniciativa privada. 

O leilão que prevê a concessão de 35 anos acontecerá em 21 de janeiro. O lance mínimo é de R$ 26,5 milhões. “Em um período de 18 meses, as obras de recuperação e restauração do palácio estarão concluídas e o hotel aberto para ocupação”, diz Maurício Bacelar, secretário estadual de Turismo.

“Atualmente, a gente tem visto muitos monumentos como este, inclusive monumentos tombados, não somente aqui, mas no mundo inteiro, sendo utilizados para outros usos”, conta o arquiteto e urbanista Ernesto Carvalho.

Em Salvador já há outros exemplos de construções históricas preservadas e que, ao mesmo tempo, foram transformadas em entretenimento turístico. A casa onde o poeta Vinícius de Moraes morou nos anos 1970, por exemplo, hoje também é um hotel.

“Os fãs de Vinícius estão pelo mundo inteiro e eles nos procuram, eles vêm aqui para viver essa experiência e rememorar a passagem de Vinícius em Salvador”, diz Renata Proserpio, diretora do hotel.