Jornal da Band

Série especial: 7 de abril marca data em que Dom Pedro I abriu mão do trono

Projeto especial do jornalismo da Band comemora os 200 anos da nossa Independência

Da redação

Diariamente, milhares de pessoas passam pela rua 7 de abril, em São Paulo. Mas pouca gente sabe porque essa rua no centro da capital paulista tem esse nome e o que essa data representa. O que aconteceu neste dia?

O sete de abril de 1831 marca um dos mais importantes episódios da história do Brasil, definitivo no processo de independência. Mas para explicar, é preciso voltar a 1822, um ano recheado de datas fundamentais. 

1922 – Dia do Fico Independência 

Foi em 9 de janeiro o Dia do Fico, quando Dom Pedro decidiu resistir às pressões portuguesas e permanecer no Brasil, reforçando o movimento pela independência. Já 15 de fevereiro é marcado pela expulsão das tropas portuguesas. Depois de enfrentar um motim, o então príncipe regente decidiu que não tinha mais lugar por aqui para os soldados de Portugal.

O 7 de setembro, este todo mundo conhece. Com o famoso grito às margens do rio Ipiranga, Dom Pedro declarava finalmente a independência. No dia primeiro de dezembro do mesmo ano, ele recebe a coroa e se torna o primeiro Imperador do Brasil. Um dos mais emblemáticos aconteceu na Bahia, e durou muitos meses. Só no dia 2 de julho de 1823 os baianos se livraram do domínio português. As revoltas custaram caro.

1925 – Reconhecimento da Independência 

Dois anos depois, outra data essencial: em 29 de agosto de 1825 foi assinado o tratado em que os portugueses finalmente reconheciam a independência do Brasil. O acordo aprofundou a crise econômica do país. O governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para Portugal. Além disso, dom João VI, rei de Portugal, ainda preservaria o título de imperador do Brasil. 

1931 – Conflitos e Dom Pedro I abre mão do trono

É neste clima que chegamos a 1831, com o Brasil mais uma vez dividido em dois grupos. No final de março, o centro do Rio de Janeiro se transforma num autêntico campo de batalha entre os descontentes e os defensores de Dom Pedro I. O episódio, que começou em 11 de março, ficou conhecido como noite das garrafadas, mas durou cinco dias. 

No dia 6 de abril de 1831 a insatisfação chega ao limite no Rio de Janeiro. Uma multidão se reúne aqui no Campo de Santana, onde ficava o centro político da cidade, para protestar contra D. Pedro I. Entre os milhares de manifestantes, juízes, jornalistas, soldados e comandantes do exército. Com o fracasso nas negociações, eles cobram a renúncia do imperador.

O próprio chefe da guarnição da corte, general Francisco Lima e Silva, adere ao movimento e vai ao Palácio de São Cristóvão comunicar ao imperador a gravidade da situação. Finalmente em sete de abril de 1831 o imperador não resiste às pressões e às 3 horas da manhã embarca num navio para Portugal. 

Deixa no trono seu filho Pedro de Alcântara, de apenas 5 anos, e o controle do país na mão de regentes. A história que começou com o dia do Fico termina com a noite da Partida. Na época o político e jornalista Evaristo da Veiga escreveu. No dia 7 de abril de 1831 começou a nossa existência nacional; o Brasil será dos brasileiros, e livre!

E foi assim que a antiga rua da Palha no centro de São Paulo mudou de nome. Curiosamente, hoje a rua 7 de abril leva até a Praça da República. 

Tópicos relacionados