Jornal da Band

Sexta-feira 13: Você sabe como surgiu a superstição da data?

Teorias a respeito do dia datam da Idade Média

Isabela Bastos, do Jornal da Band

Quando se trata de superstições, poucas são tão difundidas quanto a da Sexta-feira 13 como dia de azar. Ainda mais em agosto, o famoso “mês do desgosto”.

Os atentados de novembro de 2015 em Paris, o naufrágio do navio Costa Concordia e a publicação do decreto do AI-5 durante a ditadura militar no Brasil... Os três fatos, entre outros, ocorreram em uma Sexta-feira 13.

Para muitos, a data traz má sorte, e são várias as teorias para o surgimento da crença. Tem quem associe com mitologia nórdica e até com a crucificação de Jesus Cristo em uma sexta-feira, depois de uma ceia que reuniu 13 pessoas.

Outra explicação vem da Idade Média, segundo explica o astrólogo Daniel Pacheco.

“A Sexta-feira 13 surge na França com Felipe IV, o Belo, rei que persegue os templários e dá sua data de execução em uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307”, argumenta.

Desde o século XIV a Sexta-feira 13 é interpretada como mau agouro. Mas ao longo do tempo o significado vem sendo desmistificado.

Não precisa se preocupar. Segundo os místicos, a Sexta 13 é, na verdade, um momento propício para mudanças positivas.

“O 13 está associado a um número da carta da morte no tarô, é um momento de morte e de renascimento. Não morte física, mas uma morte simbólica. Ou seja, você mudar sua personalidade, transformar hábitos, mudar seu comportamento para melhor”, diz Daniel Pacheco.