Jornal da Band

Situação das usinas hidrelétricas melhora, mas seca no Sul preocupa

Os reservatórios das usinas hidrelétricas devem terminar o ano em situação melhor que a de 2020

Da Redação, com Jornal da Band

As chuvas de dezembro melhoraram a situação dos reservatórios das hidrelétricas. Mas enquanto chove em boa parte do país, a região Sul sofre com a estiagem.

Segundo o boletim de dezembro do Operador Nacional do Sistema Elétrico, os reservatórios das usinas hidrelétricas devem terminar o ano em situação melhor que a de 2020. Mas eles ainda exigem atenção.

Os quatro sistemas do país estão com menos da metade da capacidade. No Sudeste/Centro-Oeste, o volume útil para geração de energia é de 24%. No sul, o número chega a 43%. E nas regiões Norte e Nordeste, os níveis estão em 45% e 48%, respectivamente.

Enquanto chove em boa parte do país neste fim de dezembro, inclusive com tempestades que causam tragédias, no Rio Grande do Sul é diferente - 61 municípios ja decretaram situação de emergência por causa da estiagem.

Todo este cenário pode ser explicado pelo fenômeno climático La Niña. Ele resfria as águas do oceano, reduz a chuva no sul e aumenta no Norte e no Nordeste. Os efeitos devem continuar por boa parte de 2022.

Tópicos relacionados