Pelo menos 50 tornados passaram por 8 estados americanos e mataram 87 pessoas no final de semana. Mais de 100 pessoas seguem desaparecidas. E as chances de encontrá-las com vida diminui a cada minuto.
Casas, escolas, comércios e fábricas foram completamente destruídos na passagem uma série de pelo menos 50 tornados por 8 estados americanos. No Kentucky - o estado com mais vítimas - cidades inteiras estão em ruínas.
Em um armazém da Amazon que cedeu em Illinois, seis pessoas morreram.
Um dos tornados abriu quase 400 quilômetros de trilha passando por quatro estados diferentes, algo inédito na história.
A média de tornados para o mês de dezembro no país é de 23. Foram mais de 50 nesse fim de semana. O presidente Joe Biden anunciou que vai visitar a região atingida na quarta-feira (15).
"Como veio uma frente fria muito forte, está nevando bastante no norte dos EUA, essa frente fria se chocou com uma massa de ar vinda do Golfo do México, com ventos de diferentes velocidades e orientações. Então cria uma nuvem que nós chamamos de super célula. É por isso que é difícil você prever um tornado: porque nem toda super célula vai gerar tornado e quando ele vai se formar. É um fenômeno muito mais caótico do que um furacão que nós temos dias para prever ele", disse Marcel Ligabô, climatologista brasileiro que trabalha nos Estados Unidos.