Tartaruga-verde é retirada da lista oficial de animais ameaçados de extinção

A medida foi motivo de comemoração para o Projeto Tamar, que tem mais de 40 anos de experiência com trabalhos de conservação de tartarugas ao longo de mais de 1 mil quilômetros da costa brasileira

Da Redação

A tartaruga-verde, espécie da Baía de Guanabara, saiu da lista oficial de animais ameaçados de extinção. A divulgação aconteceu na última semana pelo Ministério do Meio Ambiente.

A medida foi motivo de comemoração para o Projeto Tamar, que tem mais de 40 anos de experiência com trabalhos de conservação de tartarugas ao longo de mais de 1 mil quilômetros da costa brasileira.

O projetou Tamar iniciou, intuitivamente, trabalhando diretamente com os pescadores que mais comiam os ovos e mais matavam as fêmeas, para torná-los guardiões das tartarugas, eles viraram protetores.

Um estudo aponta que, contando com esta, quatro, das cinco espécies existentes no Brasil melhoraram o estado de conservação.  

As principais ameaças para os animais são as redes de pesca e o plástico no mar, que as tartarugas confundem com alimento.  

"A principal forma de preservar essas espécies é não jogando lixo no mar, usando alternativas sustentáveis", disse Neca Marcovaldi, fundadora do Projeto Tamar.  

Especialistas ouvidos pelo Jornal da Band afirma que preservar uma espécie de tartaruga-verde ajuda no equilíbrio da cadeia alimentar do oceano. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.