Sobe para 45 o número de mortos após passagem de tempestade Ida nos EUA

Fenômeno viajou mais de 2 mil quilômetros e provocou chuvas históricas em Nova York, Nova Jersey e Filadélfia

Eduardo Barão, do Jornal da Band

Subiu para 45 o número de mortos na passagem da tempestade Ida pelos Estados Unidos. Nova York foi uma das cidades atingidas.

Três dias depois de causar estragos em Nova Orleans, a tormenta chegou à Costa Leste americana. Furacão rebaixado a tempestade tropical, o fenômeno viajou mais de 2 mil quilômetros e provocou chuvas históricas nas regiões de Nova York, Nova Jersey e Filadélfia.

A tempestade veio acompanhada de quatro tornados, que destruíram casas e prédios.

Segundo os meteorologistas, choveu o equivalente a 50 mil piscinas olímpicas em poucas horas, no maior volume de água registrado desde 1869. Com isso, as estações do metrô viraram verdadeiros rios em Nova York. O aeroporto de Newark foi fechado depois que água invadiu o saguão.

Mais de 12 horas depois da tempestade, a situação continua complicada. Vários pontos da cidade seguiam com alagamentos, e o lixo está espalhado. Em alguns cruzamentos, os carros não conseguem passar e a chuva não para de cair.

O alerta de tornado assustou moradores de uma região que não está acostumada com esse tipo de fenômeno. Ao buscar abrigo em porões, muitos foram surpreendidos pelo grande volume de água. Segundo a polícia de Nova York, vítimas morreram afogadas em habitações irregulares no Queens.

A Louisiana, atingida pelo furacão no início da semana, ainda tem áreas sem energia. Quase 600 mil pessoas estão sem água. O presidente Joe Biden deve visitar a região nesta sexta (3).

A tempestade tropical Ida já deixou os Estados Unidos. A temporada de furacões vai até 30 de novembro e pode bater o recorde de fenômenos do ano passado.

Mais notícias

Carregar mais