O terceiro ataque a tiros em três dias ligou um sinal de alerta nas autoridades dos nos Estados Unidos. Eduardo Barão.
O último ataque aconteceu nesta segunda-feira (23), em duas fazendas perto de São Francisco, na Califórnia. Zhuo Chunli, de 67 anos, disparou contra agricultores, matando 7 pessoas. Ele foi preso.
No domingo, na cidade de Monterrey Park, Huu Can Tran, de 72 anos, atirou contra os clientes de um estúdio de dança e 11 morreram. Na sequência, ele foi para outra boate, onde tentou fazer mais vítimas, mas foi impedido por um funcionário.O atirador foi encontrado morto dentro de uma van após cometer suicídio.
Os investigadores tentam entender se há relação entre os crimes. Apesar de tiroteios em massa serem comuns nos Estados Unidos, é raro que idosos de origem asiática sejam os responsáveis pelos disparos.
O terceiro ataque a tiros ocorreu também na segunda-feira na cidade de Oakland. Segundo a polícia da Califórnia, foi num posto de gasolina onde estava sendo filmado um videoclipe. Pelo menos uma pessoa morreu e sete ficaram feridas Ainda não se sabe o paradeiro do atirador.
O presidente Joe Biden prestou condolências e pediu mais uma vez para o Congresso mudar a lei que permite a compra de armas de grosso calibre. Apenas neste mês, 39 tiroteios em massa foram registrados no país.