Jornal da Band

Turismo na serra gaúcha: Canela tem mirante a 360 metros de altura

A cidade sulista tem opções que variante entre cachoeiras, catedrais góticas e monotrilho

Da Redação, com Jornal da Band

O município de Canela, na serra gaúcha, abriga uma rica história e natureza. A cidade de 46 mil habitantes é famosa por ter um dos principais eventos natalinos do Brasil, o Sonho de Natal, que tem como palco principal a Catedral de Pedra, que atrai dois milhões de visitantes em cada edição.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes ou a Catedral de Pedra fica no centro da cidade, tem estilo gótico inglês, ganha uma visão ainda mais espetacular com um show de luzes combinado com neve. 

Os vagões de trem inaugurados em 1913, agora já não chegam nem partem da estação ferroviária da cidade. O transporte, que foi essencial para o desenvolvimento da cidade no século passado, virou ponto turístico da cidade com os vagões abrigando uma loja e um restaurante. 

Além da arquitetura e história, Canela abriga a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros de altura entre os paredões rochosos. 

O Vale da Ferradura, agora uma área permanentemente preservada, tem a maior plataforma de vidro do mundo, avançando 35 metros sobre o vale em uma altura de 360 metros do Rio Caí. O mirante é todo de vidro com o chão transparente, proporcionando uma experiência sensorial de tirar o fôlego. 

Mesmo com as restrições da pandemia, o ponto turístico atrai dois mil visitantes por dia. Para quem não se contentou com a emoção da plataforma de vidro, também é possível andar no monotrilho embaixo do mirante, conhecido como Abusado, garantindo mais adrenalina para os corajosos. 

Tópicos relacionados