Uso do transporte individual supera o coletivo em São Paulo, aponta pesquisa

Falta de pontualidade e qualidade dos ônibus fazem muitos passageiros migrarem para outras alternativas, como carro e moto por aplicativo

Por Filipe Peixoto

O uso de transporte individual (51,2%) superou o de transporte coletivo (48,8%) na Grande São Paulo – o que não ocorria desde 2002, segundo a pesquisa “Origem e Destino” realizada pelo Metrô e divulgada nesta semana.

Entre 2017 e 2023, a maior queda foi no número de viagens de ônibus (-32%), mas metrô (-18%) e trem (-13%) também perderam usuários. Já o uso de carro por aplicativo e táxi mais que dobrou (+138%).

A falta de pontualidade e a qualidade dos ônibus fazem muitos passageiros migrarem para alternativas, como carro e moto por aplicativo.

“Tem ônibus que falam que vai passar de 20 em 20 minutos, mas fica 40, até uma hora para passar, demora muito”, diz Tamires Araújo Domingues, orientadora social. 

“A gente ainda tem essa dificuldade de não ter transporte rápido e às vezes vem muito cheio”, completa Débora ferro, microempresária. 

Com mais pessoas usando carros para se deslocar pela cidade, o efeito imediato é o aumento dos engarrafamentos. A duração média das viagens por transporte individual subiu de 26 para 28 minutos na Grande São Paulo. 

“O trânsito de São Paulo tem ficado cada dia pior, isso dificulta muito o deslocamento”, diz Éder Mora, motorista de aplicativo. 

Outro prejuízo da troca dos coletivos por automóveis individuais é a poluição, já que, em termos de lugares, um único ônibus substitui cerca de 20 carros por aplicativo.

“Precisaria ter mais faixas e corredores que incentivem a redução no tempo de viagem, otimizem o tempo de espera e melhorem até a segurança do passageiro enquanto aguarda. São alguns caminhos que podem transformar essa situação no futuro”, explica Heloísa Escudeiro, urbanista e Coordenadora Adjunta do Núcleo Arquitetura e Cidade do Insper. 

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