Vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de seis meses a dois anos de idade começaram a ser distribuídas pelo Ministério da Saúde. São um milhão de doses da "Pfizer Baby", que o ministério recomenda para crianças que tenham alguma doença ou baixa imunidade.
A indicação para crianças sem comorbidades, apesar de já aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ainda vai ser avaliada pela comissão que assessora o SUS (Sistema Único de Saúde)
O Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (10), o primeiro lote de vacinas Pfizer Baby contendo 40 mil doses para a vacinação contra a Covid-19 em crianças de seis meses a dois anos de idade.
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, esse quantitativo deve ser destinado à aplicação da primeira, segunda e terceira dose em crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida.
Assim, aproximadamente 13 mil crianças devem ser vacinadas inicialmente.
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, reforça a importância de vacinar também as crianças contra a Covid-19.
"Estamos nos aproximando do período chuvoso, quando os casos de síndromes gripais tendem a aumentar. Por isso, é muito importante que as nossas crianças estejam protegidas não só com as vacinas do calendário nacional, mas agora também com a vacina contra Covid-19", disse o secretário.
O Ministério da Saúde recebeu no dia 27 de outubro um milhão de doses da vacina contra a Covid-19 destinada a crianças de seis meses e menores de 3 anos com comorbidades. As doses fazem parte do contrato firmado em 29 de novembro de 2021, entre a Pfizer e o Ministério da Saúde, que foi formalizado para incluir a vacina para imunização da nova faixa-etária.
As vacinas pediátricas Comirnaty passaram por análise pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INQS) e depois serão distribuídas de forma proporcional a todos os estados.