Jornal da Band

Valor das exportações do agronegócio representa maior arrecadação da história

Dinheiro das exportações ajuda a movimentar outros setores da economia e a gerar emprego

Da Redação, com Jornal da Band

As exportações brasileiras do agronegócio já bateram recorde em 2021. De janeiro até agora, o valor total chega a 102,3 bilhões de dólares. Isso já é mais do que foi vendido para fora no ano passado todo.

A soja lidera a lista dos itens que mais arrecadaram (2,47 bilhões de dólares); seguida por carnes (1,51 bilhão de dólares); produtos florestais, como a celulose (1,20 bilhão de dólares); derivados da cana (910,9 milhões de dólares) e café (606,7 milhões de dólares).

No mês passado, o Brasil recebeu 8,84 bilhões de dólares pelos produtos exportados do campo. Isso representa 10% a mais do que o mesmo mês do ano passado.

Marcos Fava Neves, professor da FEARP (Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto) e da FGV (Fundação Getúlio Vargas), destaca como isso influencia até em outros setores da sociedade. 

“Somos fornecedores de comida, bioenergia e outros agros para o mundo. Esse dinheiro todo ajuda as pessoas a encontrar emprego. Isso que é fundamental”, analisou Marcos.

Tópicos relacionados