O desemprego aumentou nos três primeiros meses do ano. Na pesquisa do IBGE, chegou a 8,8%, o que dá 9,4 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. Ficou dentro do esperado pelos analistas.
Para os jovens de 18 a 24 anos, a situação é sempre mais difícil. Nesse grupo, a taxa de desemprego é quase o dobro da média geral. Quem está atrás do primeiro emprego e quer, mesmo sem experiência, impressionar os contratantes, há dicas importantes da gestora de recursos humanos Glenda Ramos.
Dicas para o conseguir o primeiro emprego
- Para enriquecer o currículo, faça cursos profissionalizantes e trabalhos voluntários
- Evite fotos - principalmente de redes sociais - e erros de português
- Para a entrevista, se prepare pesquisando sobre a empresa e a vaga
- Use roupas adequadas e evite bonés, maquiagem pesada e barba mal-feita
Persistência
Foi uma luta, mas a Thyalle Costa conseguiu. A falta de experiência fechou várias portas para ela no mercado de trabalho. Até que surgiu uma chance em uma rede de materiais para construção.
“Fiquei dois anos buscando essa chance e agora estou muito feliz”, afirmou.
As estatísticas do mercado de trabalho refletem como conseguir a primeira oportunidade não é fácil. É justamente a população jovem, até os 24 anos, a mais afetada pelo desemprego e também a que fica mais tempo desocupada.
Entre quem tem 14 e 16 anos, fase de estágio e jovem aprendiz, o índice de desocupação é de 29%. Dos 18 aos 24 anos, o índice é de 16% praticamente o dobro da média geral. Os dados são do final do ano passado, último levantamento do IBGE por idade.