Jornal da Band

Venda de carros elétricos cresce 306% em relação a janeiro e abril de 2023

Levantamento foi realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE)

Da redação

Venda de carros elétricos cresce 306% em relação a janeiro e abril de 2023
Pexels

Um levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) aponta que entre os meses de janeiro e abril deste ano, foram vendidos cerca de 35.206 veículos elétricos. Isso representa um aumento de 306,25% em relação ao mesmo período de 2023. 

A marca BYD, por exemplo, espera comercializar 100 mil unidades até o final do ano no Brasil. Nesta segunda-feira (27), um navio da fabricante chinesa desembarcou no país com quase 5,5 mil veículos híbridos e elétricos. A tempo de ser faturados antes do aumento do imposto de importação. A expansão acelera a demanda por pontos para recarga em estabelecimentos comerciais e edifícios residenciais.

Alguns estabelecimentos, como shoppings, mercados e aeroportos já estão com os estacionamentos adaptados para esse serviço. A preocupação é com os condomínios. Ainda não há regra que obrigue os condomínios residenciais e comerciais a disponibilizarem tomadas para carros.

Entretanto, as construtoras já se preocupam com um espaço reservado na garagem para recarga de veículos elétricos. A maior dificuldade se encontra nos prédios mais antigos, onde é necessário um estudo técnico de instalação de carregadores.

Em algumas cidades, como São Paulo, novas construções já são obrigadas por lei a prever vagas para recarga de veículos. 

CTA Desktop

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais