O talento de um vendedor ambulante tocando piano em um shopping chamou atenção, depois que um vídeo dele viralizou.
O talento de um homem de aparência simples, chinelo nos pés e sensibilidade nos dedos se encontrou com um piano no meio de um shopping de Salvador, à espera de quem quiser, no meio da correria, parar e tocar.
Para uns, pode parecer apenas diversão. Mas sentar aqui e, livremente, arriscar alguns acordes é dizer, em notas, que a música deve ser democrática. Não importa a raça ou classe social. Quando se faz com a alma, a emoção ultrapassa as diferenças. Foi o que aconteceu no local.
Não demorou para o vídeo do homem viralizar na internet. Trata-se da canção "My Way", famosa na interpretação do músico americano Frank Sinatra.
Adilson Rafael da Cruz, tem 48 anos e música no DNA.
"Vim de uma família de músicos. Aí fui tocando instrumentos de cordas, contrabaixo, guitarra, teclado. Depois, vinha o piano”, disse o artista, até então, adormecido.
Nos anos 80, até nome artístico ele ganhou: Dirceu dos Teclados. Mas um AVC, provocado por agressões que sofreu num assalto, interrompeu o sonho de viver de música. Teve de parar com os shows para se recuperar das sequelas.
Para ganhar a vida, atualmente ele vende salgadinhos nas ruas de Salvador. Em uma dessas andanças, entrou no shopping para ir ao banheiro e se deparou com sua grande paixão: o piano. E deixou muita gente com olhar surpreso e ouvidos atentos.
“Meu sonho, que queria dar a ele como presente dos pais, era que ele. Eu só queria para ele o reconhecimento”, disse Patrícia Franco, filha de Adílson, que sonha em ver o pai vivendo de música novamente.
E o primeiro contrato já rolou. Adilson vai tocar no shopping pelo menos até domingo, Dia dos Pais.
A meta agora é continuar com shows e voltar a dar aulas de música.