Antiga casa de Vinícius de Moraes em Itapuã, hotel reúne história e saudade

Local ainda tem a atmosfera de saudade e guarda fotos, cartas e objetos pessoais do artista

Da redação

A antiga casa onde viveu o poeta, músico e escritor Vinícius de Moraes hoje funciona como um hotel que mistura história, modernidade e conforto. Foi lá, em Itapuã, que o carioca que se apaixonou pela Bahia mudou-se no início dos anos 70 e viveu uma das fases mais inspiradoras da sua vida, ao lado de sua musa, a atriz baiana Gessy Gesse.

O local ainda tem a atmosfera de saudade e guarda, em uma espécie de memorial, fotos, cartas e objetos pessoais do artista, que comemoraria 110 anos em 2023. Foi ali que o casal recebeu visitantes ilustres, como Jorge Amado, e onde o poeta compôs clássicos da música brasileira, como 'Tarde em Itapuã', em parceria com Toquinho, inspirado pela vista em frente ao mar.

No ano em que se homenageia os 110 anos de Vinícius, o hotel criou uma nova versão do bar que ele fundou em Itapuã para curtir com os amigos, na década de setenta. A ideia é revisitar o espírito apaixonante, boêmio e revolucionário da época. O design foi inspirado em fotos e nos relatos de Gesse sobre o antigo espaço que o marido tanto gostava.

Para uma viagem no tempo, foi feito um painel reproduzindo mais de cem mensagens e ilustrações da época, assinados por grandes nomes da arte nacional, como Gal Costa. Alguns drinques foram criados especialmente para o projeto.

O nome do bar - 'Pique' - surgiu da ideia de mandar os convidados "se picarem" da casa que só vivia cheia. Decidiram, então, abrir um bar para receber os amigos.

Mais notícias

Carregar mais